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O que é Business Model Canvas e Business Model Generation?

O Business Model Canvas (canvas) é um documento de uma única página que ilustra todos os grandes aspectos de um negócio. Ele é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a montagem e a documentação de um modelo de negócios, em alguns momentos substituindo o plano de negócios.

O canvas tem o seguinte formato:

O que é Business Model Canvas e Business Model Generation?

O canvas foi formalizado no livro Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e tem sido amplamente utilizado por startups para estruturar seus modelos de negócios, graças a facilidade de implementação e manutenção.

Quadrantes do Canvas

A maneira mais comum de se preencher um canvas em versão impressa é colar notas auto-adesivas (tipo PostIt) em seus quadrantes. Cada nota deve ter anotações importantes sobre o tópico do quadrante e deve ser focada mo entendimento do modelo de negócios.

Há também a possibilidade de se manter o canvas em formato digital, seguindo o mesmo princípio.

No livro “Business Model Generation”, são sugeridas algumas perguntas para serem respondidas nos respectivos quadrantes:

Proposta de Valor/Value Proposition:

  • Que valor será entregue para o segmento de clientes?
  • Quais são os problemas dos clientes que a empresa ajuda a resolver?
  • Quais são os produtos e serviços que são entregues para cada segmento de clientes?
  • Que necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas?

Segmento de Clientes/Customer Segments:

  • Para quem está sendo criado valor?
  • Quem são os clientes mais importantes?

Canais/Channels

  • Através de quais canais o segmento de clientes será alcançado?
  • Como estão sendo alcançados hoje?
  • Como os canais estão ligados entre si?
  • Qual é o canal que funciona melhor?
  • Qual é o canal que tem menor custo?

Relacionamento com Clientes/Customer Relationship:

  • Que tipos de relacionamentos o segmento de clientes espera da empresa?
  • Quais são os relacionamentos já estabelecidos hoje?
  • Como estes relacionamentos estão integrados com outros aspectos do negócio?
  • Quanto custam os relacionamentos existentes?

Recursos-Chave/Key Resources:

  • Que recursos-chave a proposta de valor exige?
  • E os canais de entrega?
  • E os relacionamentos?
  • E as fontes de receita?

Atividades-Chave/Key Activities:

  • Que atividades-chave a proposta de valor exige?
  • E os canais de entrega?
  • E os relacionamentos?
  • E as fontes de receita?

Parceiros-Chave/Key Partners:

  • Quem são os parceiros-chave?
  • Quem são os fornecedores-chave?
  • Que recurso-chave a empresa consegue dos parceiros-chave?
  • Que atividades-chave os parceiros-chave exercem?

Fontes de Receita/Revenue:

  • Por qual valor o segmento de clientes está disposto a pagar?
  • Pelo quê pagam atualmente?
  • Como o segmento de clientes paga hoje?
  • Como eles prefeririam pagar?
  • Qual é a contribuição de cada fonte de receita para receita total?

Estrutura de Custo/Cost Structure:

  • Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios?
  • Quais são os recursos-chave mais caros?
  • Quais são as atividades-chave mais caras?
Fonte: Ramon Kayo

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