Os setores de inovação em Patinação
Tenho percorrido o Brasil e assistido de perto os setores de inovação de grandes corporações. Embora este pareça um cenário hiper positivo, há um mundo sombrio dentro de cada célula inovadora.
#1 – Equipes multidisciplinares
A maioria das equipes que pude assistir foram formadas por profissionais do setor de Marketing / Publicidade. Os primeiros projetos que pude participar achei coerente a escolha, pois em ambos os cursos há a necessidade real de se aprofundar no problema do cliente e Empatizar com suas dores. Mas durante o processo inovativo percebi o sombrio mundo da patinação.
Há um provérbio antigo que diz que a sabedoria habita a voz do povo. De fato esta é uma realidade.
O perfil dos profissionais de Marketing / Publicidade atendem o quesito criativo, são excepcionais quando o assunto é brainstorming e estÃo sempre dispostos a colaborar.
Mas há pouca inovação sendo gerada. Por que será?
Alguns pontos:
Pude notar que comumente a equipe é fixa.
As soluções esgotam em menos de um ano
Há forte limitação imposta pelo ambiente e rompê-la exige muito esforço.
Falta humor, falta energia, falta multi-displinaridade
É necessário de destacar ser padrinho da idéia
O cooperativismo se torna competitvismo
#2 – Facilitador externo
No início do ano fechamos um contrato de UX Design para um projeto interno de uma grande industria Farmacêutica. A equipe inovativa era muito boa mas todas as inovações morriam no meio do caminho. Já era de se imaginar que havia algum limitador na etapa do FUNIL DE DECISÕES.
A equipe estava polarizada, todos os criativos queriam mostrar trabalho e todas as idéias vinham com um selo invisível de paternidade.
Fizemos a facilitação do processo inovativo ( apenas do projeto pelo qual fomos contratado ). A Energia competitiva era tão forte que foi necessário externalizar o funil de decisões para outros setores da empresa.
Em apenas 2 horas tínhamos bem definido o MVP e as 5 próxima atualizações do projeto de forma modular