Os setores de inovação em Patinação

Tenho percorrido o Brasil e assistido de perto os setores de inovação de grandes corporações. Embora este pareça um cenário hiper positivo, há um mundo sombrio dentro de cada célula inovadora.

#1 – Equipes multidisciplinares

A maioria das equipes que pude assistir foram formadas por profissionais do setor de Marketing / Publicidade. Os primeiros projetos que pude participar achei coerente a escolha, pois em ambos os cursos há a necessidade real de se aprofundar no problema do cliente e Empatizar com suas dores. Mas durante o processo inovativo percebi o sombrio mundo da patinação.

Há um provérbio antigo que diz que a sabedoria habita a voz do povo. De fato esta é uma realidade.

O perfil dos profissionais de Marketing / Publicidade atendem o quesito criativo, são excepcionais quando o assunto é brainstorming e estÃo sempre dispostos a colaborar.

Mas há pouca inovação sendo gerada. Por que será?

Alguns pontos:

Pude notar que comumente a equipe é fixa.

As soluções esgotam em menos de um ano

Há forte limitação imposta pelo ambiente e rompê-la exige muito esforço.

Falta humor, falta energia, falta multi-displinaridade

É necessário de destacar ser padrinho da idéia

O cooperativismo se torna competitvismo

#2 – Facilitador externo

No início do ano fechamos um contrato de UX Design para um projeto interno de uma grande industria Farmacêutica. A equipe inovativa era muito boa mas todas as inovações morriam no meio do caminho. Já era de se imaginar que havia algum limitador na etapa do FUNIL DE DECISÕES.

A equipe estava polarizada, todos os criativos queriam mostrar trabalho e todas as idéias vinham com um selo invisível de paternidade.

Fizemos a facilitação do processo inovativo ( apenas do projeto pelo qual fomos contratado ). A Energia competitiva era tão forte que foi necessário externalizar o funil de decisões para outros setores da empresa.

Em apenas 2 horas tínhamos bem definido o MVP e as 5 próxima atualizações do projeto de forma modular


Abrir Whatsapp
Online! Posso ajudar?
Olá 👋!
Como posso te ajudar?
Powered by